VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE EXPATRIADA E IMIGRANTE? APRENDA OUTROS TERMOS USADOS PARA DEFINIR AS PESSOAS QUE TEM UMA VIDA GLOBAL?

por | Feb 13, 2017

Oi queridas mulheres pelo mundo afora,

Estamos no início da nossa jornada, vivaaa! Como foi a sua semana? O blog de hoje é uma resposta as perguntas que recebo sempre. Espero que te ajude também, vamos lá!?

O Global Soul Movement é uma plataforma que dar suporte a mulher brasileira que mora no exterior, que tem uma vida global, seja ela imigrante, expatriada, nômade, aventureira, wanderlust, ou até mesmo uma pessoa que tem um estilo de vida internacional e viaja muito, talvez por conta do emprego ou família pelo mundo afora ou simplesmente viaja muito por questões culturais e em busca de aventuras.

Porém você sabe a diferença entre esses termos? Imigrante e expatriado?

De acordo com o dicionário Aurélio, IMIGRANTE significa:

“Que ou quem emigra ou se estabelece em região ou país diferente do seu”

E EXPATRIADO significa:

“Aquele que reside fora da sua pátria”

Como você pode ver as duas palavras significam fundamentalmente a mesma coisa, porém ao longo da minha jornada tanto como expatriada e imigrante gosto sempre de ressaltar algumas diferenças comuns entre essas duas classificações.

Normalmente a pessoa que é expatriada, ela ou o parceiro (a) vai morar em outro país por conta de um contrato internacional, muitas vezes de tempo limitado, um parceiro vai com contrato de trabalho ou estudo e o outro acompanhando o parceiro (a) em um  assignment.

É comum a pessoa que inicia essa jornada como expatriada ou acompanhante, se mudar muito de um país para outro.

Em relação às pessoas que são imigrantes, muitas são as razões para emigrar, pode ser porque se apaixonou e casou com um estrangeiro (a), em busca de possibilidades e melhores oportunidades, família, veio estudar ou acompanhar o parceiro (a) nos estudos e então resolveu por algum motivo ficar, enfim porém nesse caso, na maioria das vezes a pessoa vem sem data para voltar, vem certa de tornar aquele lugar o seu lar, normalmente interage mais com a cultura e costumes locais

Independente se você é imigrante ou expatriada você provavelmente está sempre tendo que lidar com questões relacionadas com a mudança, relacionamentos, saudades, choque cultural, isolamento, adaptação, a impermanência e incertezas, mas se olharmos com as lentes certas e com o mindset correto esse estilo de vida pode despertar muitos aspectos positivos, como lidar com essa impermanência de uma forma mais consciente, ser mais tolerante e flexível, ver um mundo com um olhar fincado na unidade, dentro da diversidade em que ele se expressa, ser mais curiosa e aventureira, viver mais no presente e aproveitar cada momento, estar mais conectada com o seu EU interior, criar conexões com pessoas e lugares baseado na nossa alma, na colaboração e crescimento mútuo enfim… uma longa jornada de possibilidades.

Como Coach transformacional, trabalhando a anos apenas com mulheres que moram no exterior e sempre estudando esse universo a partir do ponto de vista da adaptação, da jornada de reconexão, autoconhecimento e transformação, me deparo com muitos termos e estudos que são relevantes para a nossa vida Global.

Segue alguns que considero importante colocar aqui e que trazem um panorama mais extenso sobre o nosso estilo de vida no exterior e também nos prova que não estamos só, que os desafios são parecidos para outras mulheres mundo afora.

Os termos são em inglês, então resolvi mante-los na língua original.

EXPAT WIFE E TRAILING SPOUSE

O termo “trailing spouse” e “expat wife” são usado para descrever uma pessoa que segue seu parceiro de vida para outra cidade ou país por causa de um trabalho. O termo é frequentemente associado com pessoas envolvidas em uma expatriação, mas também acontece muito com mulheres que acompanham o marido para estudar ou que casa com estrangeiro.Normalmente essa pessoa deixou para trás a sua carreira, família, atividades e passou a ser identificado como a esposa de… (nome do parceiro (a))…

cuidar da casa, do marido e dos filhos, vivendo em função das agendas e prioridades deles.

Apesar de eu não concordar com esse nome, essa é de fato uma realidade e vamos através do blog, dos projetos e da nossa comunidade gratuita do Global Soul sempre falar sobre esse tema, trazendo informações para trazer mais significado e propósito para sua vida.

THIRD CULTURE AND THIRD CULTURE KIDS (TCK)

A TCK é uma pessoa que, tendo passado uma parte significativa dos anos de desenvolvimento em uma cultura diferente da de seus pais, desenvolve um sentimento de relação com ambos. Esses são normalmente filhos de expatriados, imigrantes, soldados e marinheiros, diplomatas e missionários que vivem no exterior, essas crianças se tornam pessoas de “”cultura mista”” que muitas vezes contribuem de forma única e criativa para a sociedade como um todo.

Acho esse um tema fascinante, que nos ensina a ver os nossos filhos de uma forma diferente e como resultado, passamos a entender mais o universo deles, escolhas, personalidades, os desafios e as conquistas

Estaremos ao longo da nossa jornada por aqui falando mais sobre essa realidade, tenho certeza que você vai gostar.

Bem, para simplificar a nossa jornada por aqui, estarei na maioria do tempo usando o termo, VIDA GLOBAL, OU JORNADA GLOBAL, que para mim engloba todos os termos que cito nesse texto e outros mais.

É sempre um prazer vir aqui e escrever para você, saiba que você não está sozinha nessa jornada!

Se você conhece mais termos usados para pessoas que tem uma vida global ou tem uma definição legal desses termos, por favor compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Se você ainda não faz parte da nossa comunidade, venha agora, encontrar com outras mulheres que sabem o que você está passando e vivem o mesmo estilo de vida que você!

https://www.facebook.com/groups/1005240432908359/

Se você conhece mais mulheres brasileiras que vivem no exterior, compartilhe com elas esse site e a nossa comunidade

Esse espaço é para você!

O que você achou desse blog? Se tiver algum tema para sugerir ou alguma pergunta para fazer, escreva nos comentários abaixo!

Tenha uma linda semana!

Com amor e gratidão!

Tamara Lopes

4 Comentários

  1. Obrigada por esclarecer!
    Os termos foram novos pra mim!
    Assunto interessantíssimo.
    🙏🏽Gratidão, Tamara.

    Responder
    • Linda Vivi, que bom que você gostou!
      Sim, recebo muitas perguntas sobre esses termos.

      Lindo dia para você!
      Gratidão!

      Responder
  2. Olá Tamara!

    Parabéns pelo tema e pelo texto, muito bem escrito e suave de ler.

    Um grande beijo

    Responder
    • Oi Silvia Querida, que bom que voce gostou!
      Grande beijo para voce também!

      Responder

Enviar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

        
Sucesso Comeca Hoje.
REÇEBA GRATIS "O GUIA ESSENCIAL PARA VIVER AS MUDANÇAS DE FORMA POSITIVA E TRANSFORMAR OBSTÁCULOS EM OPORTUNIDADES" E FAÇA PARTE DE NOSSA COMUNIDADE
SEU NOME
SEU EMAIL
        
Junte-se A Nossa Comunidade.
Seja Parte da Nossa Comunidade Online no Face Book e receba Atualizacoes do Nosso Blog
SEU NOME
SEU EMAIL
Junte-se A Nossa Comunidade.
Mais uma vez, estou muito feliz com a sua presença! Para ser a primeira a saber quando estivermos no ar, digite o seu nome e email abaixo.
SEU NOME
SEU EMAIL
        
        
Entre em Contato Conosco
RESPONDEREMOS SEU EMAIL EM BREVE.
SEU NOME
SEU EMAIL
Nosso horário é de segunda a sexta 9 AM as 4 PM.